Sobre o
Carnaval de
Viareggio

A cidade de Viareggio é conhecida como citadella del carnevale (cidade do Carnaval), que fica na província de Lucca, região da Toscana, a pouco mais de uma hora de Florença. O Carnaval de Viareggio é famoso por suas esculturas de papel machê e pelos carros alegóricos, bem familiar para quem vive no Brasil.

Uma das tradições das esculturas é a representação de figuras importantes da política e do entretenimento. Nas alegorias são os efeitos especiais que chamam a atenção enquanto passam pela Via Reggia, local onde ocorrem os desfiles.

Na festa, como um todo, o Carnaval de Viareggio é muito conhecido por satirizar a política e os poderosos italianos, e cada vez mais aposta em temas universais. Essa tradição é atribuída à origem Carnaval de Viareggio, em 1873, quando teria ocorrido um desfile de máscaras no qual as pessoas protestaram contra o excesso de impostos.

Hoje, o espetáculo é realizado aos fins de semana e na terça-feira de carnaval, podendo as festividades durar até 4 semanas. O Carnaval de Viareggio, tem como símbolo o Burlamacco.

A roupa Burlamacco é composta de um terno xadrez vermelho e branco, que lembra um Arlequim. O nome se refere ao Buffalmacco retratado por Boccaccio em Decameron.

Se você visitar a cidade em outra época do ano, pode conhecer o Museo del Carnevale (Museu do Carnaval em Viareggio). E para os que estiverem em outro local que não Viareggio, o evento é transmitido ao vivo pela TV italiana Rai

Fonte: Terra, G1, Istoé

Veja a relação de cada obra com a sua respectiva alegoria no carnaval

Alguns vídeos do carnaval